quinta-feira, 24 de novembro de 2011

BEIRA-MAR UM BOM LUGAR PARA EXTRAVASAR

TODOS OS CANTOS DA PRAIA SE VÊ LAZER COM MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO

Bruna Passos e Caroline Maffi
Crianças rindo, pessoas conversando e o barulho das ondas, assim são alguns dos sons que é possível escutar logo que se chega a beira-mar de Balneário Camboriú. A maravilha do Atlântico Sul conta com oito praias, durante o ano a população se concentra mais na Praia Central, mas na temporada, todas as praias ficam cheias com turistas e moradores, a população que é na baixa temporada de aproximadamente 95 mil habitantes, passa a ter na alta temporada mais de 1 milhão de pessoas, a consequência é tanto positiva, quanto negativa, porque a cidade lucra muito com o turismo, mas há complicações como trânsito congestionado, as principais avenidas, Avenida Brasil e Avenida Atlântica, ficam cheias e se você não chegar cedo na praia não consegue lugar na areia.
  
Lado Norte da Praia Central de Balneário Camboriú
Mas além do turismo, o que leva tantas pessoas a orla do município é o interesse em ter um momento para esquecer seus problemas e poder aproveitar com diversão, alegria e entusiasmo, como também conseguir descansar as mentes da correria do dia a dia. As formas de lazer praticadas na beira da praia e no mar são diversas, que vão desde esportes radicais como um passeio em um boat puxado por uma lancha, também conhecido como banana-boat a um simples e tranquilo banho de sol. Segundo a moradora Ana Cristina Fonseca, 29 não há nada melhor do que uma boa corrida pela manhã para iniciar o dia de bem com a vida e pegar um bronzeado. 

A parte Central é o local favorito para aproveitar a orla
Para quem corre ou caminha na praia, a Secretaria da Saúde instalou relógios pela orla que além de informar o horário, mostram a temperatura. José Roberto Spósito Secretário da Saúde do Município afirma que os relógios auxiliam as pessoas que praticam esportes, principalmente quem faz caminhadas para que tomem cuidado com a temperatura alta. “Este investimento faz com que os praticantes, tenham um bom desempenho em suas atividades físicas”, diz o Secretário.

Família aproveitando seu momento de lazer
Muitos aproveitam para ficar com a família, conversar, encontrar os amigos e fazer novas amizades, assim como dona Suely Rabe, 66, que conta: “Eu e meus amigos viemos de várias cidades diferentes, tanto daqui de Santa Catarina como do Paraná, marcamos de nos encontrar na frente da Praça Central e passamos horas conversando e dando muita risada”.
Na parte central de Balneário Camboriú ainda se encontra a pratica de exercícios como aulas de ginástica distribuídas em três grupos, um em frente à Rua 1900, outro em frente à Rua 1401 e o terceiro em frente à Rua 3700. As aulas são realizadas pelo Programa Maturidade Saudável, o coordenador do programa Maikon Guerios conta que as aulas são continuas, não tendo interrupções, acontecendo durante o ano todo, quem participa não tem custos porque os gastos são financiados pela Fundação Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. 
Programa Maturidade Saudável realiza aulas de ginástica está é em frente a Rua 1900

 
Para mais informações sobre o Projeto, clique aqui.

 
Há placas informando o
horário permitido para a

prática esportiva na praia
A prática de esportes como futebol, futevôlei e vôlei é permitida agora no horário de verão a partir das 19h e no horário normal a partir da 17h, lembra a guarda do município Gicelle Wolff. “Desde 2007, quando criaram o decreto, nunca precisamos deter ninguém por desacato a autoridade, nem por descumpri-lo, alguns não veem as placas que indicam o horário, então orientamos, claro que alguns contra gosto, mas acabam fazendo”. Ela também relata que normalmente as pessoas aceitam as orientações passadas pelo corpo da Guarda Municipal, mas que por ter um grande número de pessoas nos dias de sol, algumas vezes acontece de pessoas infringirem o decreto do horário estabelecido e a Guarda fica sabendo via denuncias por telefone.
Surfar, andar de barco, jogar bocha nas canchas, pescar nos moles ou no pontal norte, andar de bicicleta, brincar na areia, tomar banho de mar, jogar xadrez, ler um livro ou jornal, atividades de descanso e lazer é o que não faltam, levando os cidadãos a ganharem mais em qualidade de vida.

Para ver o depoimento de dona Suely na integra, de outros turistas e moradores e um resumo da reportagem veja o vídeo.



Um comentário:

  1. Pessoal, peço que não reparem na minha voz no vídeo, estava rouca neste dia. Obrigada pela participação de todos.

    ResponderExcluir