domingo, 27 de novembro de 2011

DANÇA É VIDA

Festival de Dança em Itajaí teve belas apresentações e atraiu muitas pessoas para o teatro

Bruna Passos e Caroline Maffi
Danças de vários ritmos, pessoas, teatro e um brilho no olhar de cada dançarino, assim se encerrou a agenda cultural do mês de novembro em Itajaí. O Núcleo de Dança Recriarte da cidade de Camboriú realizou hoje, 27 de novembro, o Festival de Dança Recriarte 2011 no Teatro Municipal de Itajaí, valorizando a cultura da região com apresentações de Jazz, Balé Clássico, Dança de Rua, Hip Hop, Sapateado, Dança de Salão e Dança Contemporânea.
Dançarinas homenageando o filme "Lua de Cristal"
De acordo com a coreógrafa e coordenadora do Núcleo, Roberta Prado Guimarães, as apresentações servem para compartilhar com todos os alunos e seus pais o resultado do trabalho realizado durante o ano. “A participação de outros grupos também promove a troca de idéias e o crescimento dos bailarinos”, relata Roberta. No palco estiveram reunidos os grupos de dança Recriarte, Milleniun, Crazy For Breaking, Abydos, K'dance, Waldir Coral, e o Grupo Emerson Cunha e Ana Flávia Melo.
Núcleo de Dança Recriarte, homenageando o filme "Rio" 
Cerca de 200 bailarinos participaram deste evento, tendo como apoio o Centro Educacional Recriarte, Madeireira Gardini e Prefeitura Municipal de Camboriú. Sendo que 18 coreografias foram montadas pelo Grupo Recriarte, contudo seis já foram premiadas em grandes festivais do Brasil como os de Joinville, Bento Gonçalves (RS) e Festival Mery Rosa.  O grupo de dança realiza todos os anos o Festival de Dança Recriarte, para finalizar o ano com ‘chave de ouro’, neste ano as apresentações foram iniciadas homenageando vários filmes do cinema brasileiro e internacional, após os grupos apresentaram danças  com significados diferentes, os jovens bailarinos mostram que realmente sabem dançar.
Recriarte interpretando as Danças da década de 80 
Para Welinton Manoel Dutra, 16, dançarino da Cia de Dança Cultura de Camboriú, “A dança é tudo, vida, arte, corpo e alma”. Ele comenta também que se sente relaxado com essa forma de lazer e que é muito feliz por fazer parte deste grupo, foi muito legal participar deste festival de arte porque é diferente para nós dançar em teatro, afinal de contas dançamos a maioria das vezes em escolas.                                                 
Cia de Dança Cultura de Camboriú, é uma academia gratuita de dança, fazendo parte da vida de jovens bailarinos, há um ano, recebendo ajuda da prefeitura de camboriu atrás da cultura. Sendo que o grupo existe há 4 anos, tendo como principal meta tirar os jovens das ruas e incentivá-los a dançar.

Marilize Rampelotti da silva, 45 anos diz que desde o começo incentivou os jovens a dançarem, liberando a casa para os primeiros passos, preferindo ver os jovens na arte da dança do que nas ruas “Eu incentivo todos eles a continuarem, faço tudo o que estiver ao meu alcance.”, ela comenta ainda que ajudara sempre, correndo atrás de patrocínios e fazendo as roupas para as apresentações que a encantam tanto.

<><> <><> <><>
Núcleo de dança homenageando o filme "Trapalhões"

A noite festiva foi dividida por dois grandes momentos sendo que no 1º ato foram realizadas 15 apresentações e no 2º ato, 14 apresentação, tendo completado na noite um total de 29 danças, entre as 18h e as 21h 15min.

O evento surpreendeu e superou as expectativas, com 3horas e 15 minutos de puro lazer cultural e com muita qualidade as apresentações foram valorizadas com a grande presença do público: “Este foi o primeiro festival que realizamos, um dos primeiros que Camboriú e região assistiram. Ficamos muito felizes com o apoio do público, isto certamente nos motivará a realizar outros festivais”, disse a coordenadora do Núcleo de Dança Recriarte, ela também cita que as crianças e jovens que tiverem interesse em participar do grupo de dança devem se inscrever durante o ano todo no Centro Educacional Recriarte. Roberta foi homenageada pelos alunos ao fim das apresentações a qual todos se emocionaram.

Veja algumas partes da apresentação e depoimentos dos participantes do Evento:

3 comentários:

  1. Nossa que lindo este festival, otima escrita meninas. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, se quiser saber sobre outros festivais e eventos culturais na região do vale do itajaí, acesse a agenda cultura no hiperlink ao final da matéria. bjs

    ResponderExcluir
  3. A drawLinghting trabalha com projetos de iluminação para bandas, shows,
    festivais companhias de danças,
    eventos culturais, comerciais e casas noturnas. Temos uma equipe formada
    por designers, Iluminadores, cenógrafos e técnicos experientes, que são capacitados para
    atender as necessidades do seu espetáculo.

    Estamos nos colocando a disposição para futuros projetos.
    Segue alguns links para referencia, agende uma visita para conhecer nosso
    sistema de trabalho.
    Programamos a Luz com visualização em 3D na própria academia,
    fazemos um projeto que caiba no seu orçamento e
    atenda as necessidades da sua academia,
    permitindo assim a possibilidade de ver e programa a luz antes do
    espetáculo, sincronizando, a iluminação com o áudio, vídeo, e bailarinos na
    coreografia.

    Links referencias:



    *DrawLighting Demo virtual e Resultado final
    *




    *Companhia Feeling de Dança - Freeze
    *



    *Vitórias-régias! Tecido Acrobático - Escola de Circo Arranha Céu
    *
    *Drawlighting programação *



    Att; Joelma Silva.
    gerente administrativa.

    contatos:

    Email Drawlightingsjc@gmail.com

    Joelma

    Tel/Whats: 12 98175-7799
    ID: 90*100117

    Abilinho

    Tel/Whats: 12 98126-7916

    ResponderExcluir