quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GALERIA DE ARTE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ PROMOVE ASCENSÃO CULTURAL NA CIDADE

MORADORES E TURISTAS TÊM UMA ALTERNATIVA DE LAZER CULTURAL NUMA CIDADE MAJORITARIAMENTE PROCURADA PARA DIVERSÃO

Luciano Pinheiro e Gilnei Muniz
Quando se fala de Balneário Camboriú para quem nunca visitou a cidade, comumente ouve-se referência às suas belezas naturais e opções de entretenimento. Porém, quem conhece o município um pouquinho melhor sabe que as alternativas de lazer vão além da diversão pura.
Longe dos locais de alta procura na cidade, a Galeria Municipal de Arte abre suas portas para a contemplação de exposições de variadas formas da expressão artística. Pinturas, esculturas, fotografias e gravuras de artistas de todo o Brasil, são exemplos do que pode ser apreciado no local.  Além disso, a literatura é outra forma de arte amplamente promovida no espaço, com eventos em conjunto com membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú e demais escritores da região.
A coordenadora da galeria Maria Cristina Monteiro conta que cada artista tem suas obras expostas por um mês e que a cada troca de exposição, há uma solenidade com a participação do expositor, lançamento de livros e interferências musicais.

"Chuva” Fábio Matsushita

A Galeria Municipal de Arte está localizada na rua 2412, 111 e no mesmo prédio funciona a Fundação Cultural do Município que promove diversos projetos como cursos gratuitos de pintura, desenho, teatro e música para a comunidade. Para tornar mais didáticas e intensas as visitas à Galeria, existem projetos de monitoramento ao visitante. No “Momento com Arte”, o artista expositor acompanha os alunos de escolas que visitam o local, promovendo uma visão mais íntima de suas obras e ministrando oficinas para que os estudantes possam desenvolver suas próprias habilidades.
O artista Fábio Matsushita, que tem suas obras expostas na galeria no momento, avalia que o espaço é de extrema importância para cidade já que é o único lugar onde a população pode ter contato mais próximo com a arte no município.



CONHEÇA “SOLITÁRIOS”, A EXPOSIÇÃO DO MÊS DE NOVEMBRO NA GALERIA
O artista plástico paulista Fábio Matsushita inaugurou no dia 4 de novembro a exposição “Solitários” com obras de pintura acrílica sobre tela. Fábio começou a desenvolver seu talento artístico em 1994 num curso de pintura e desenho e a partir daí já viajou diversas cidades do país e até para o Japão com suas exposições.
 “Maquiagem” Fábio Matsushita, 70x100 acrílico sobre tela 2011

Desde 1998, o artista trabalha como orientador de pintura e desenho e já passou por diversas oficinas e galerias de arte. Com a relação a sua exposição atual, Fábio declara que a Galeria de Arte de Balneário Camboriú tem poucos contatos e por isso a exposição não teve a repercussão desejada.
A coordenadora do espaço Maria Cristina Monteiro explica que isso se deve à má localização da galeria e ao fato da população ainda dar preferência a outras opções de entretenimento da cidade já que a arte tem pouca importância na formação educacional e cultural do povo brasileiro.

 “Cavalo” Fábio Matsushita, 70x90 excepcionalmente óleo sobre tela 2011

Quem quiser apreciar de perto o trabalho do artista, sua exposição permanecerá por mais dois dias na Galeria de Arte da cidade (até 25 de novembro), das 13h às 19h.


OUTROS PROJETOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Além da Galeria de Arte, a Fundação Cultural do município têm outros projetos em suas dependências. Diversos cursos são oferecidos gratuitamente à comunidade como pintura, desenho, teatro e música. Para participar, os alunos precisam apenas comprar o material.
A professora de pintura Evelina Carrajola conta que suas aulas começaram em 2009 e que os grupos são divididos por tema e nível das alunas. A artista confessou que fica encantada quando vê uma aluna que chegou à sua aula sem mesmo saber como pegar no pincel, desenvolver suas habilidades, às vezes, num curto período de tempo e passar a pintar telas com alto nível.

Aula de pintura na Fundação Cultural de Balneário Camboriú 

Para a aluna Marili Saldanha, a arte de pintar é uma terapia e um desafio. Ela confessa que passar para tela de acrílico o desenho ilustrado do livro sem perder sua originalidade é uma façanha. Marili conta ainda que costumava ser muito agitada, e se questionava como ficaria horas parada pintando. Mas que agora, encara a experiência não só como uma aula, mas também como uma oportunidade para desenvolver seu talento, relaxar e ficar mais atenciosa. “Se pudesse ficaria pintando a noite toda” finaliza a aluna.

Aluna de pintura acrílica na Fundação Cultural

Lília Puente, aluna do curso de pintura há dois anos e meio, conta que o ambiente é bem descontraído e que todos trabalham em harmonia, o que faz o aprendizado ser fantástico. A aluna diz ainda que a professora tem uma ótima didática e que juntamente com outras alunas criou o Balneartes, grupo seleto de alunas de nível avançado, que expões suas obras em eventos da cidade.



Obra de aluna                                                                                    Obra de aluna



A Fundação Cultural é responsável também pelo Arquivo Histórico do município, pela Biblioteca Pública Municipal “Machado de Assis” e pela Biblioteca Volante que se move pela cidade incentivando o hábito da leitura e promove conto de histórias.

Um comentário: