sábado, 26 de novembro de 2011

CULTURA HARE KRISHNA ENCONTRA ESPAÇO PARA SE DISSEMINAR EM ITAJAÍ

Cidade abriga templo e moradores se mostram receptivos a cultura ainda pouco conhecida no município

Gilnei Muniz e Luciano Pinheiro


O Brasil é conhecido internacionalmente por sua grande miscigenação de raças, culturas e religiões. Isso se deve à receptividade que os brasileiros sempre tiveram a qualquer povo que chegasse ao país trazendo consigo novos costumes, ideologias e credos. O resultado disso foi a formação de um país que, apesar de ter uma maioria cristã, convive pacificamente com todas as culturas e religiões pregadas em seu território.
Considerando o Brasil um campo fértil para pregação de seus ideais, o movimento Hare Krishna, uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do hinduísmo, chegou ao país nos anos de 1970 e a partir daí estabeleceram vários templos e comunidades em nosso território.

Nos últimos anos, o movimento tem alcançado uma expansão considerável de seus templos pelo país e a cidade de Itajaí está na rota dos seguidores da cultura de origem indiana. Localizado na rua Antônio Rocha de Andrade, 179, o templo Hare Krishna da cidade, abre suas portas à comunidade todos os dias, das 4h30 às 21h00, oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa, de conhecer mais a fundo a ideologia do movimento e participar de seus rituais e celebrações.
       Templo Hare Krishna em Itajaí                               Devotos em ritual

Tunga Nvídia, devota do movimento há oito anos, explica que aos domingos o templo realiza sua principal celebração, chamada de festival, onde os membros se reúnem para assistir a palestras, desenvolver cantos de mantras, e participar de rituais. Quando o festival acaba, são oferecidas refeições vegetarianas aos devotos e visitantes. Entretanto, a pregação não se restringe ao templo. Os devotos costumam sair às ruas para abordar as pessoas com material filosófico e convidar a população a conhecer cultura. Tunga afirma que os Itajaienses costumam ser receptivos nas abordagens.

                                      Festival com devotos e visitantes

Segundo "Bakhita" Rodrigo, devoto há 4 anos, a cultura Hare Krishna é fundamentada em quatro princípios: a dieta lacto-vegetariana, a recusa a qualquer tipo de intoxicação como uso de drogas, álcool e até bebidas que contenham cafeína, o afastamento de qualquer tipo de jogo e a prática de sexo somente dentro do casamento. Além disso, os devotos costumam ficar 2 horas fazendo 16 votos diários.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura Hare Krishna, assista ao vídeo:



2 comentários: