sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIVERSÃO NAS ALTURAS

Aventuras diferentes disponíveis para moradores e turistas em Balneário Camboriú


Caroline Maffi e Bruna Passos
Estação Barra Sul, entrada para os bondinhos aéreos
De todos os passeios disponíveis na região do Vale do Itajaí, um dos mais conhecidos e procurado é o Parque Unipraias em Balneário Camboriú. O Parque tem uma grande frequência de pessoas o visitando durante o ano todo, mas na alta temporada, quando mantém suas portas abertas de segunda a segunda, fica cheio com turistas e até mesmo moradores. O Unipraias se destaca por reunir várias modalidades de lazer em um só local. Leticia Baida, trabalha no Departamento Pessoal do parque e conta que em média por ano, são recebidas meio milhão de pessoas, tanto de nacionalidade brasileiros, quanto estrangeiros. 
Estação Mata Atlântica no alto do Morro da Aguada que liga  a Praia Central a Praia de Laranjeiras
Os 47 bondinhos aéreos interligam três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias. Para subir nos bondinhos, a entrada é a Estação Barra Sul, lá você compra seu ingresso para embarcar  na bilheteria e tem a sua disposição restaurantes, lojas, caixas eletrônicos, telefones públicos, casa de câmbio e pode conferir uma maquete representativa de todo o parque. O trajeto completo, de ida e volta tem aproximadamente 3250 metros. 
Andrius à caminho de um dos mirantes
Após a subida ao Morro da Aguada, você pode fazer uma parada na segunda estação, a Mata Atlântica onde se tem uma vista privilegiada do mar e da cidade, lá estão reunidos atrativos para todos os gostos e idades, atendendo o visitante que procura admirar as paisagens, tendo mirantes, quiosques e contato com a natureza, além de um deliciosa Casa de Chocolate.
Trenó de montanha garante adrenalina


Já os visitante que querem aventura e adrenalina encontraram o Youhoo, um trenó de montanha que desliza nos trilhos pela ação da gravidade e têm a descida controlada por um sistema de freios que permite apreciar o passeio com mais ou menos velocidade. 
Ainda neste ritmo temos o Parque de Aventuras, que é supervisionado por Alfredo Augusto Kuhn, 34, ele relata que o trajeto percorrido possui 12 obstáculos, como rapel e para encerrar a trilha uma tirolesa. "O Parque de Aventuras tem instrutores treinados para acompanhar os grupos por um percurso de 120 metros, todos recebem equipamento adequado para ultrapassar os obstáculos com segurança", diz o supervisor. Os ingressos tanto para o Youhoo quanto para o Arvorismo são vendidos somente nesta estação. Andrius Régis S. Machado, 27, fala "todas as pessoas podem vir, pois a muitas coisas para se fazer, com muita diversão e paz", ele conta que o passeio no Unipraias é uma forma de lazer que serve para unir família e amigos, e  também relata que já tinha vontade de ter visitado o parque antes, mas na outra oportunidade que teve o Teleférico não estava funcionando devido a má condição do tempo, incluindo ventos fortes.
Tirolesa do Parque de Aventuras. Foto retirada do site Unipraias

Leticia Baida, funcionária do parque relata que a operação do teleférico é executada  por um sistema de computadores, com operadores treinados e capacitados em cada estação, estes solicitam via rádio a interrupção do sistema no caso de portadores de necessidades especiais ou pessoas idosas, com dificuldade para subir ou descer das cabines. Para o usuário, caso seja necessário a comunicação é realizada via circuito de alto-falantes espalhados pelas estações. 

Voo Livre, Liberdade nas Alturas que Contagia
Do outro lado, no Norte da cidade, existe a Estrada da Rainha, que liga a Avenida Atlântica à Praia dos Amores, onde acaba o munícipio e começa Itajaí com a Praia Brava. A Estrada é conhecida por suas subida e descidas, ela é um dos caminhos para se chegar ao topo do Morro do Careca, ponto de partida para a prática de esportes radicais como saltos de asa-delta e parapente.


Aos finais de semana, no decorrer do ano a Pégasus se encontra na maioria das vezes, no Morro do Careca em Balneário Camboriú, o piloto e instrutor Acir Rocha Kenig, 44 anos conta que a Pégasus na alta temporada está todos os dias a disponibilidade do turista aproveitando esta oportunidade para levar quem nunca voou a fazer um voo duplo. "Nossos equipamentos são todos seguros, o tempo de voo pode durar 15 minutos dependendo das condições atmosféricas, as vezes dura mais", diz o piloto.


O passageiro de um voo duplo tem integração total com o piloto com que pode participar de todas as decisões do voo, caso o passageiro deseje, é possível executar acrobacias de vários tipos, assumindo posições quase de cabeça para baixo e trazendo ao passageiro sensações nunca experimentadas. 
Acir se preparando para Voo Duplo
Voo duplo a poucos metros do topo do Morro do Careca
O instrutor também ministra um curso ao qual passa toda a experiência que já teve, ensina a usar o equipamento e a perceber as condições climáticas corretas para um voo. "Saltar é emocionante, aqui no Morro do Careca, estamos a 80 metros de altura, onde as boas condições do vento permitem voos seguros praticamente o ano todo" retrata Acir que é o pioneiro do esporte na região.


Ficou interessado? Assista ao vídeo abaixo e fique por dentro de mais alguns detalhes do Parque Interpraias e os Voos Livres.
Paraglider

O instrutor Roberto Hruschka sabe muito sobre acrobacias e também possui conhecimentos sobre fabricação e manutenção de equipamentos, pois trabalhou em uma fábrica  de Paragliders. Ele explica que ao contrário do pára-quedas o Paraglider só decola se estiver aberto. Enquanto o pára-quedas só desce, a grande sensação do Paraglider é subir o mais alto possível e voar a maior distância possível, "Você vai decolar de montanhas", ressalta Beto.
Confira um voo completo de Paraglider em http://www.youtube.com/watch?v=efPxEGQFq8w 
O Paraglider permite que você voe por várias horas, poque não usa um motor e percorra muitos quilômetros. O equipamento vem em uma mochila pesando cerca de 22 quilos e é de fácil transporte. Gislaine Ramos, 34, é de Porto Alegre, ela encarou a altura e saltou em um voo duplo com Beto e diz: "O prazer de voar é indescritível! No início se tem medo, mas depois se tem uma sensação de tranquilidade", segundo o instrutor o voo normalmente é tranquilo, assim como o de Gislaine.

Clique Aqui para ver outras opções de passeios em Balneário Camboriú

3 comentários:

  1. Amei a materia, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito show ... legal tem muitas opções bem legais de diversão que eu desconhecia antes...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, qualquer dúvida ou informação que quiserem podem mandar. Obrigada!

    ResponderExcluir